Artigos de Revisão

O Artigo de Revisão de Literatura, ou simplesmente Artigo de Revisão, é outra modalidade de trabalho científico comumente aceita na comunidade acadêmica.

Conforme consta no Manual da APA - American Psychological Association, autoridade que propõe regras para a apresentação de pesquisas acadêmicas, como publicação de artigos e livros, o Artigo de Revisão consiste em um esforço de criação autoral, de um ou mais pesquisadores, em avaliar o material bibliográfico que já foi publicado em um determinado tema ou problema de pesquisa levantado, selecionando-o por relevância e pertinência, e produzir, a partir da literatura existente, uma visão coerente do todo desses estudos, que possibilite avanços na teoria e eleve o conhecimento à uma nova ordem de complexidade.

Esse tipo de artigo, caracteriza-se por escritos nos quais os autores sumarizam estudos anteriores e informam aos leitores, o atual estado da arte, em que se encontra determinada área de investigação.

Esse tipo de produção acadêmica contribui para a oportunidade de novas interpretações, discussões e focos de análises sobre o objeto proposto da revisão; portanto é um recurso primoroso nas mãos de pesquisadores com ou sem vínculos com universidade, e de profissionais, pois de modo prático, acelera o desenvolvimento de conhecimento fundamentado, bem como para tomada de decisões.

Fonte: ALMEIDA. Elenara.C.E; GUIMARÃES. Jorge. A. A Pós Graduação e a Evolução da Produção Científica Brasileira. São Paulo: Editora Senac São Paulo:2013

 

Visitantes Amazing and shiny stats
Blog Counters

Apoio

Contato

Revista Academica Online editorial@revistaacademicaonline.com