Monografias

 

Monografia é uma modalidade de trabalho, apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel, Graduado, ou Pós-Graduado. Esse trabalho é, muitas vezes designado às pressas e inadvertidamente por TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Ponderamos a necessidade de distinguir os termos. TCC, refere-se a um gênero de trabalho; podendo ser constituído de relatório de pesquisa, relatório de atividade profissional, artigo científico e monografia. Monografia, indica modalidade ou natureza de pesquisa, que comporta a designação TCC.

A origem da palavra monografia vem dos termos gregos mónos que significa um só e de graphein, que significa escrever, ou seja, é uma exposição sobre um único assunto ou tema, obedecendo a metodologia científico. O trabalho, nesse nível, não apresenta resultados acadêmicos inéditos, e “precisa ser concebidos como estágio inicial da vida científica, ou mesmo, a primeira manifestação sistematizada de um trabalho acadêmico mais consistente”.[1]

Para se fazer uma monografia, é preciso obedecer a normas que podem ser fornecidos pela instituição, e pelo Orientador da pesquisa; Devem ser examinadas as normas técnicas de formtação, bem como as normas de estruturação do trabalho, ou seja os elementos constitutivos de um texto científico, como os Elementos pré-textuais, Elementos textuaus, e Elementos pós-textuais.

Os trabalhos deverão seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

 

 

 



[1] Cf. Teixeira, ELIZABETH. As Três Metodologias: Acadêmica, da Ciência e da Pesquisa. 11º edição, Vozes, 2012,p.163.

 
 
Visitantes Amazing and shiny stats
Blog Counters

Apoio

Contato

Revista Academica Online editorial@revistaacademicaonline.com