A Avaliação na Educação Infantil: Concepção e Prática de Professor que Atua Nesta Etapa da Educação Básica na Escola Municipal 16 de Março, Cáceres-Mt

08/09/2020 23:25

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Avaliação na Educação Infantil: Concepção e Prática de Professor que Atua Nesta Etapa da Educação Básica na Escola Municipal 16 de Março, Cáceres-Mt de lavratura dos (as) autores (as) Ângela Maria Neves, Giselle Alcântara Paraíso, e Vaneide Silva. Em ordem de apresentação, nossos autores(as) são: Ângela,  Graduada em Pedagogia na Fundação Universidade do Tocantins; Giselle,  Graduada em Pedagogia na UNIVAG e Pós graduada em Psicopedagogia Clinica e Educação Infantil na FAVENI; e Vaneide, Graduada em Pedagogia na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná e Pós graduada em Psicopedagogia na Universidade de Pimenta Bueno.

Objetiva o presente oferecer aos seus leitores, o exame de um recorte teórico  onde os (as) pesquisadores (as) fazem uma colação referente ao primeiro capítulo da Dissertação de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Programa de Formação de Pesquisadores em Educação - 2020

Esta, a síntese do estudo:

Este trabalho nasce da reflexão, uma vez analisadas certas dificuldades apresentadas aos profissionais da Educação Infantil para fazer uso de instrumentos que facilitam a avaliação do desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos dessa modalidade de ensino. Ao escolher o tema: A avaliação na educação infantil: concepção e prática de professor que atua nesta etapa da educação básica na escola municipal 16 de março, Cáceres-MT, a incorporação dos estudos representou um passo adiante onde a pesquisa procura obter uma visão das práticas avaliativas na Educação Infantil entre a visão dos autores. Tendo como objetivo compreender como o professor que atua com turmas da Educação Infantil avalia as crianças no decorrer de sua prática pedagógica, bem como a concepção que o professor tem sobre a avaliação na Educação Infantil”.

 

Nota do Editor:

Reportamo-nos à redação dos (as) autores(as), em Considerações Finais, Cfr.Pág.9, aspectos formais da bibliografia utilizada, referentes a legislação, regulamentos para nortear diretivas e princípios que regem a avaliação dos alunos ao longo do processo educacional, respeitando os objetivos e relação de ensino-aprendizagem continuada em cada sistema de ensino.

“No que diz respeito ao objetivo de identificar na literatura, nos documentos oficiais e na proposta pedagógica da escola pesquisada a concepção de avaliação na Educação Infantil, foi revista na LDB 9394/96, no Plano Nacional de Educação (PNE), no PCNs, Brasil (1999) que destaca-se no espaço da educação uma grande preocupação com a formação da criança em toda sua plenitude, outras conquistas legais como o ECA.

 No art. 53 que trata do direito à educação: a criança e ao adolescente que têm direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, dentre outras situações legais. Foi observando os regulamentos aprovados pelo Ministério da Educação, que estabelece para as etapas do sistema educacional os princípios e critérios que regulam a avaliação dos alunos com base nos processos de ensino-aprendizagem. Portanto, a avaliação deve ser integrada ao processo educacional, de natureza formativa e, por sua vez, deve ser um instrumento de ação, considerando os objetivos de cada sistema educacional”.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Sociais e Educação.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient09082020.pdf (190587)