A Contribuição da Teoria da Inteligência Multifocal na Prática Pedagógica

15/12/2020 22:00

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Contribuição da Teoria da Inteligência Multifocal na Prática Pedagógica”  de lavratura dos (as) autores(as) Vanessa Kelly Sales, e Douglas Manoel Antonio De Abreu Pestana Dos Santos. Em ordem de apresentação: Vanessa, Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Técnica em Biblioteconomia, Psicanalista em Formação. Mestranda em Educação. Atua há 20 anos na educação, como professora, Coordenadora Pedagógica, Psicopedagoga e na Orientação Escolar. Como Diretora da VKSales Consultoria, atua como Consultora Pedagógica, capacitando professores em Formação Continuada e pontual, presta assessoria pedagógica na elaboração de documentos escolares. É concursada pelo Município de Caruaru-PE, atuando em biblioteca escolar há 10 anos.; Douglas, Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde

Esta, a síntese do estudo:

A presente obra apresenta ao leitor uma visão global da Teoria da Inteligência Multifocal como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento pedagógico qualitativo em todos os níveis de ensino, perpassando pela formação dos professores e atualização de suas práticas pedagógicas, bem como enfatizando a atualização sistemática necessária à atuação do supervisor educacional e de toda a escola, objetivando apresentar a referida Teoria através da decifração dos códigos da inteligência para solucionar as inúmeras dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar por todos os que o constituem. O sistema educacional atual, a prática pedagógica, a formação dos docentes e a contribuição do supervisor escolar no processo ensino-aprendizagem são colocados à prova, emergindo a necessidade prática da teoria apresentada, apontando técnicas eficientes para a qualificação do fazer pedagógico, atuação do supervisor educacional, transformação da escola e mutação do sistema educacional vigente, fazendo-se perceber a importância de formarmos cidadãos críticos, altruístas, resilientes, conscientes de seu papel na sociedade, sujeitos de sua própria história e capazes de determinar a situação futura de nosso país. Apresenta-se ainda a atuação da Escola da Inteligência, criada pelo escritor e psiquiatra Dr. Augusto Jorge Cury, utilizada atualmente em todo o território nacional, propondo-se a vivência de tal metodologia, integrada às grades curriculares do Ensino Fundamental e Médio, como principal fundamento na formação escolar, onde prioriza-se a decifração dos códigos da inteligência diariamente, tanto pelos professores, quanto pelos alunos e demais profissionais da educação,  enfatizando não somente a capacitação acadêmica, mas sobretudo, a formação para a vida.

 

B.N:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências da Educação, e dedicação especial aos desafios de se repensar práticas e fazeres pedagógico em nível nacional.

Ao longo de toda a pesquisa, não obstante as diferentes abordagens discutidas, há um tema comum, - o aperfeiçoamento do sistema pedagógico qualitativo com um todo, em todos os degraus acadêmicos -, que fornece o liar dessa investigação poliédrica.

Interseção entre as contribuições da Pedagogia, Psicologia,  Teorias da Inteligência Multifocal e Múltipla, e verificação empírica sob implementação do Projeto Escola da Inteligência, idealizado pelo escritor e psiquiatra Dr. Augusto Jorge Cury, esta pauta é de grande interesse para se compreender as mudanças no sistema educacional, nas práticas pedagógicas, preparação dos docentes e a nova capacidade de mobilização do supervisor escolar no processo ensino-aprendizagem

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0012172020.pdf (154988)