A Educação: Direitos e Deveres da Educação Ead em Tempos de Pandemia

16/12/2020 12:21

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Educação: Direitos e Deveres da Educação Ead em Tempos de Pandemia”  de lavratura dos (as) autores(as) Vanessa Zanchetti Branco, e Douglas Manoel Antonio De Abreu Pestana Dos Santos. Em ordem de apresentação: Vanessa, Graduada em Artes Visuais pela UNINTER, Especialista em Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação especial pela FUTURA. Atualmente cursa as seguintes licenciaturas: Pedagogia e Educação Física pela mesma universidade (FUTURA).; Douglas, Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde

Esta, a síntese do estudo:

A pandemia de COVID-19 nos fez fazer uso de novas metodologias, uma nova ordem se estabeleceu onde deu um novo ritmo para a vida da humanidade. A nossa vida cotidiana mudou e com isso a escola também teve que se reinventar, novas maneiras de ensinar tiveram que ser elaboradas e postas em pratica, com isso a  proposta realizada neste artigo cientifico é de apresentar alguns desafios que foram enfrentados e algumas possibilidades que a educação desenvolve em tempos de pandemia, também vamos suscitar diálogos e reflexões sobre a pratica do ensino remoto, onde a educação a distância vem crescendo e se desenvolvendo fortemente e discutiremos  algumas potencialidades do uso das tecnologias digitais, essas que contribuem para a formação de pessoas críticas, criativas em um tempo que vivemos novos acontecimentos e reinvenções, devido a pandemia do covid-19. Consideramos com isso que as tecnologias da informação e comunicação, as plataformas virtuais de aprendizagem e as redes sociais devem ser vistas como um meio de criação de novas relações com a informação buscando desenvolver o tempo, o espaço e o meio que estamos inseridos. Em tempos de pandemia, mais do que nunca, a educação é convocada a ser singular, a se reinventar buscando outras possibilidades com o uso das tecnologias digitais e pela habitação que ela vem desenvolvendo nos ambientes virtuais de aprendizagem.

 

B.N:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências da Educação, e especial dedicação destinada a refletir sobre a configuração EAD na Educação, em tempos de pandemia.

O artigo analisou uma série questões/respostas sociais à multiplicidade de efeitos gerados pela crise, que impactaram o sistema de ensino global, mostrando que o ensino, bem como como nossa estrutura econômica evolui e se modifica através das características dessas crises. Descreve as mudanças na atividade docente, como preparação de aulas com recursos online, reuniões pedagógicas, suporte a família, cursos etc.; discorre sobre o ambiente EAD e possibilidades de aprendizagem.

Crises de modo geral evidenciam os alicerces culturais e políticas que regulam nossas  práticas no cotidiano, revelando mecanismos que asseguram seu desempenho, o qual acabamos reabsorvendo no dia a dia, tornando-nos inconscientes dessas engrenagens. Assim, os autores mostraram como foi implementado os procedimentos necessários para realização de aula virtual e preparo de conteúdos pedagógicos,  conjunto de atividades sob medida, para utilização online. Essas novas formas emergentes respondem a  uma tendência inevitável à virtualização, respondendo questionamentos de diferentes demandas com o auxílio da “magia tecnológica”, uso de conhecimentos e capacidade de inovação da sociedade, que podem traduzir em um inventário de novas possibilidades, anseios e a mecânica de como um mundo diferente poderia funcionar.

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0012182020.pdf (222328)