Acão da Orientação Educacional: Um Estudo de Caso

26/08/2020 06:45

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Acão da Orientação Educacional: Um Estudo de Casode lavratura dos (as) autores (as) Jaira Borges Trevisan, e Cristiano Borges Trevisan. Em ordem de apresentação, os pesquisadores são: Jaira, é Professora atuante, é formada em Letras pela Universidade Bandeirante de São Paulo e Especialista em Gestão Escolar pela UNAR; Cristiano, é Professor, formado em Letras pela FIG- Faculdades Integradas de Guarulhos e Especialista em Língua portuguesa e literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Esta, a síntese do estudo:

A ação da orientação educacional no espaço escolar é fundamental para o indivíduo em fase de desenvolvimento cultural e educacional, para que encontrem motivação no aprendizado e neste sentido desenvolver-se de forma integral e significativa. Esse artigo tem como objetivo geral: Conhecer analisar a efetividade do trabalho realizado pelo orientador educacional no espaço escolar com os educandos e com os educadores, verificando os impactos que essa ação causa na vida dos atores pedagógicos e toda a comunidade. E como objetivos Específicos: 1-Conhecer a prática do orientador educacional nos diversos setores da escola. 2- Qualificar a prática pedagógica e as atitudes dos educandos no ambiente escolar.  Este artigo segue uma linha qualitativa e quantitativa para obtenção de respostas e resultados. Como fonte de produção/coleta de dados, será aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas ao orientador educacional e ao 3º ano do Ensino médio. Os dados foram analisados com dois métodos, estatísticos e análise de conteúdo para as questões abertas. Obtivemos como resultados, indicadores percentuais onde 60% dos estudantes procuravam a Orientação Educacional para falar de sua vida pessoal e questões escolares que dificultavam a sua produtividade, além da extrema preocupação com o futuro pós ensino médio. A abertura deste setor nos mostrou diminuição considerável da evasão e casos de reprovação por nota ou falta, onde consequentemente houve aumento da autoestima dos estudantes. Consideramos ao final que para se tornar um orientador educacional hoje, além do reconhecimento dos problemas de ensino aprendizagem, é preciso reafirmar diariamente os propósitos da escola, bem como a competência educacional de cada colaborador escolar.

 

Nota do Editor

Reportamo-nos às sentenças do parágrafo final, da seção intitulada Considerações Iniciais. É proverbial o interesse e a obediente disciplina intelectual dos autores (as)á busca das virtudes epistêmicas, no que diz respeito a exatidão – aqui,  não reduzindo o significado a tabulações numéricas, mas na tentativa válida de ancorar os pressupostos ao ideal da pesquisa-,; e precisão quanto a clareza, distinção e domínio dos conceitos.

Pág.4. Cfr., Enunciado:

“[...}iniciamos com as considerações iniciais refletindo sobre a realidade atual e o compromisso da educação com a transformação dessa realidade, na sequencia apresentamos a metodologia utilizada, na terceira parte apresenta a orientação educacional e sua evolução para compreendermos o que é e como ela é aplicada nas escolas atualmente, na quarta parte vamos apresentar e discutir os resultados dessa pesquisa e para encerrarmos o texto apresentaremos as considerações finais”.

Ao lado o objetivo mais amplo - analisar a efetividade do trabalho realizado pelo orientador educacional no espaço escolar-,  do trecho destacado adiante, infere-se uma hipótese geral – Cfr.Pág.2

“[...]Mais conhecimento, mais tecnologia, mais pressa, mais informação[...]contudo é a origem de uma sociedade “doente”.

Hipótese da qual as premissas foram verificadas com rigor nos prelúdios de sua revisão.

Contribui o presente, pela intelectualidade artística, inventividade e originalidade. A Revista sabe-se privilegiada pelo trabalho, mercê do apelo dominante para a comunicabilidade e entendimento partilhado, ao invés somente pela necessidade de exatidão engenhosa.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient08252020.pdf (237867)