Como Incluir o Austista na Educação Infantil?

02/09/2020 20:19

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Como Incluir o Austista na Educação Infantil?"  de lavratura dos (as) autores (as) Deusdete Rodrigues Simões, Elizangela Estevão Silvestre, e Michelle Camila da Silva. Em ordem de apresentação, são nossos autores(as): Deusdete, Pesquisadora pelas Faculdades Integradas de Naviraí – FINAV- GEOGRAFIA; Elizangela, Pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS –Ciências Biológica; e Michelle, Pesquisadora da Universidade anhanguera Uniderp – Pedagogia

Esta, a síntese do estudo:

Muito se discute sobre a questão do autismo, quanto a sua recepção por parte da sociedade de forma ampla, escolar e familiar. O objetivo principal deste artigo está em buscar a melhor forma de incluir uma criança com autismo no âmbito escolar?  Com análises de correntes teóricas no contexto bibliográfico acadêmico. A qual resultou numa visão preliminar sobre o conceito de autismo, entrelaçada as possíveis características apresentadas por indivíduos autistas a quais precisam ser mais bem compreendidas pelas pessoas que os cercam, sobre o papel da família, a qual deve ter participação ativa dentro deste processo e uma escola e sua estrutura social física  e educacional adequada para a criança autista. Com a junção destes quatros fatores é possível a constituição de um modelo  que promovam a inclusão da criança autista no cenário escolar.

 

Nota Editorial:

Reportamo-nos às palavras tecidas pelos autores, nas considerações finais de seu trabalho, relatum ex manuscripto, sobre o que foi alcançado, pela estima e valor que estas reflexões terão para os leitores, que se engajarão em temas que aparecem em Psicopedagoga, Desenvolvimento Psicológico na Infância, Família e de Educadores preparados para interagir com a criança portadora de necessidade especial.

Pág.12. Conste-se:

“[...]  A possível inclusão da criança autista no berço educacional depende principalmente do envolvimento de maneira compreensiva por parte da família, o que de certa maneira condiciona esta criança a um avanço comportamental e facilitará sua inserção na escola. Contudo, ainda há a necessidade de se ter na escola uma estrutura física como também profissional esta última envolvendo todos os membros da escola, professores, administrativos e equipe de apoio para a receptividade  destes personagens, para que haja um sentimento de apoio a esta criança por parte de todos envolvidos necessita também que a mesma se sinta acolhida”,

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-, para  a Ciência da Educação, aos Educadores, bem como contribuições à Pedagogia e estudiosos do Autismo.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient(09032020).pdf (194983)