Educação Para todos na Perspectiva da Inclusão Escolar: Uma Revisão Bibliográfica

22/12/2020 03:18

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Educação Para todos na Perspectiva da Inclusão Escolar: Uma Revisão Bibliográfica   de lavratura dos (as) autores(as) Acir Pereira Rezende da Rosa, e Lázara Aparecida Garcia de Souza . Em ordem de apresentação, Acir, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT, Pós-Graduado pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE. Professor do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres MT. Gestor escolar desde 2015.); Lázara, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT, Pós-Graduada pela Universidade Iguaçu-UNIG. Professora do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres MT - Atua na Educação Infantil.

 

Esta, a síntese do estudo

O estudo tem como objetivo fazer uma reflexão à educação inclusiva, que hoje, se faz presentes nas escolas, sendo debatidas constantemente em todos os níveis educacionais e vem sido discutida há décadas, tendo em vistas as novas exigências impostas pela educação inclusiva. É importante ressaltar que a falta de formação continuada para professor para atuar no atendimento a alunos com necessidades educacionais está defasada e evidenciaram a falta de preparo dos professores e a necessidade sentida por eles de aprender a lidar com estes alunos. A metodologia pautou-se em um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, em busca de argumentos que validem a tese segundo a qual a inclusão na escola pode ser alcançada pela organização do trabalho educativo, pela adaptação individual e metódica do programa escolar. A pesquisa é apoiada por autores da área como Mantoan (1998), Sassaki (2003), entre outros, é abrange também os documentos legislativos da educação inclusiva.  Nesse sentido, concluiu-se que a discussão sobre a inclusão vai além de metodologias de ensino, contém conjuntos pragmáticos e ideais sociológicos psicológicos, pedagógicos e filosóficos para se pensar em garantir e exercitar. Ressaltamos ainda, a importância de um olhar pela deficiência pelo viés da diferença, do modelo social de deficiência, visando romper com o modelo clínico patologizante, que coloca o sujeito em situação de marginalizado.

 

B.N:

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. Como corolário, o artigo é uma contribuição para os estudos sobre Educação na perspectiva da Inclusão, Pedagogia e, de forma geral à Ciência Social, mostrando bem como eles se relacionam em seu fundo comum. Os autores bem explicam os conceitos chaves e os termos teóricos utilizados, aportando o trabalho, assim,  de toda informação conceitual necessária ao propósito dos fatores da Educação Inclusiva, resumindo os métodos de trabalho e resultados esperados. Para além dos efeitos desejados mais diretos com a ampliação da Educação, projetos como este devem nos interessar aos potenciais de posteridades e legados à quem, através de trilhas acadêmicas e interesse social, aspira ao bem comum de todos que é a Educação.

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

art0012262020.pdf (138242)