Experiências Pedagógicas para o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita com Alunos da Educação Infantil: Relatos de Professoras da Escola Pública Frente ao seu Fazer Docente

30/09/2020 09:17

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Experiências Pedagógicas para o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita com Alunos da Educação Infantil: Relatos de Professoras da Escola Pública Frente ao seu Fazer Docente de lavratura dos (as) autores (as) Elianay Wilkerson da Silva Pereira e Luciano Tadeu Corrêa Medeiros. Em ordem de apresentação - , Elianay, Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA; Luciano, Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA.

 

Esta, a síntese do estudo:

O trabalho trata das práticas pedagógicas aplicadas por professoras da Educação infantil para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O objetivo é analisar como essas linguagens podem ser propostas na Educação Infantil, a partir do alinhamento teórico dos docentes dessa etapa de ensino da Educação Básica. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e contou com uma pesquisa bibliográfica que contribui com a fundamentação teórica do trabalho. Também foram utilizados relatos de professoras atuantes a Educação Infantil, que se encontram lotadas em escolas da rede pública de Belém/Pará, que foram possibilitados através de palestras realizadas durante aulas do componente curricular Linguagem Oral e Escrita, no quinto semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), no ano de 2019. Os resultados indicam que há inúmeras possibilidades que se encontram fora do padrão convencional adotado pelas escolas para a apropriação da linguagem oral e escrita pelas crianças da Educação Infantil, além disso, indicam que a corrente teórica das professoras se mostra imprescindível para o desenvolvimento dessas linguagens, que são elementos importantes para o desenvolvimento dos sujeitos, sua emancipação e autonomia.

Glosa Editorial:

Reportar-nos-emos pars pro totó às palavras adotadas pelos autores, em conformidade com a coerência interna da pesquisa que, sustenta um processo concreto da reflexão de práticas pedagógicas – nível teórico e experiencial, de acordo com o relato de experiência -,  voltado para o desenvolvimento humano  na fase da Educação Infantil, respeitando a lógica que cabe a essa etapa. Contribuindo o presente como vanguarda, procurando exercer um papel pioneiro de incorporação de novas ferramentas e práticas voltadas para aquisição das linguagens oral e escrita pelas crianças. Colabora no sentido estratégico de aprendizado ao sugerir a produção uma ambiência da qual poderá deslocar metodologicamente  a zona de conforto do ensino convencional, em direção a novas situações que favoreçam o desenvolvimento de outros predicados. Pode cooperar como um trampolim para  transformar aquilo que inicialmente é difícil em facilidade, que tem como base a ideia de aprender a aprender algo. Desse modo, espera-se que docentes possam reencontrar  a facilidade na mobilização de uma aprendizagem que favoreça ao desenvolvimento de habilidades cognitivas,  letramento, e bem assim, estimular as crianças para  capacidade de pensar por si próprias e produzir algo  novo.

Págs. 3-4. Cfr:

“[...] durante a explanação das docentes da Educação Infantil, valorizou-se a fala de cada uma delas, que, sempre aplicadas a contextos e realidades diversas, que traziam para a discussão situações distintas que produziam nos alunos do curso de pedagogia mais aprendizados. Com base nas narrativas, foram elaboradas opiniões, que trazem como fundamentação teórica os pressupostos de autores que trabalham o tema linguagem oral e Escrita, construídas a partir das perspectivas apresentadas pelas docentes e também pela reflexão de caráter pessoal dos autores, possibilitadas pelo envolvimento destes com os relatos das docentes que foram apresentados durante cada encontro pedagógico em sala de aula”.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Sociais e Educação.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient009302020.pdf (285574)