Gaston Bachelard e Paulo Freire e a Defesa do Conhecimento

28/08/2020 06:56

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Gaston Bachelard e Paulo Freire e a Defesa do Conhecimento"  de lavratura dos (as) autores (as) Jaira Borges Trevisan, Cristiano Borges Trevisan e Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Dos Santos. Em ordem de apresentação, nossos autores são: Jaira, é Professora atuante, é formada em Letras pela Universidade Bandeirante de São Paulo e Especialista em Gestão Escolar pela UNAR; Cristiano, é Professor, formado em Letras pela FIG- Faculdades Integradas de Guarulhos e Especialista em Língua portuguesa e literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Douglas, é Neuropsicopedagogo com estudos em linguagem e neuroeducação hoje é mestrando em Educação pela Universidade Ibirapuera de SP na área de pesquisa de educação, subjetividade e inclusão. Tem Aperfeiçoamento em Educação Especial na UFF e Aperfeiçoamento em educação, pobreza e desigualdade social pela UFSCAR.

Esta, a síntese do estudo:

O presente artigo tem por objetivo apresentar a noção de construção do conhecimento abordada por Gaston Bachelard e Paulo Freire. Para Bachelard a construção do conhecimento é um processo descontínuo, defende a razão inacabada e polêmica. Já a construção do conhecimento segundo Freire é a construção partindo do contexto social do educando, acompanhando a evolução e se apropriando do conhecimento historicamente construído por meio da problematização que levará a reflexão e a construção individual e coletivamente do conhecimento. Essas propostas vão colocar em reflexão a relação professor aluno e o método de ensino das escolas; chamando atenção para noções de ruptura, erro e retificação, problematização, realidade do educando e conhecimento dinâmico; todos esses elementos essenciais para a construção do saber científico.

Nota do Editor:

Os autores percorrem de forma rigorosa, temas de profunda moralidade sobre o processo de criação do conhecimento, com elementos essenciais dos pensadores G. Bachelard, e P. Freire, ao lado de outros autores de semelhante renome. Embora percorram caminhos muito diferentes, Bachelard e Freire, primam por contribuições importantes para o bem-estar da Educação, que é observável pela disciplina e estilo que os autores legitimam ao argumento pedagógico na educação.

As pedagogias Bachelardianas e Freireanas, conforme esta análise, esforçam-se por uma educação que favoreça valores como autonomia, sujeito pensante, a descoberta e o prazer em gerar e compartilhar conhecimento, superando obstáculos que tangem à divisões teoréticas e empíricas de diversas ordens – tais como barreiras epistemológicas, quantitativas e mesmo a de economia moral dos valores. Apregoa, nessa esteira, assim o pensador francês “impregnar objetos ou ações com emoção é quase sempre uma forma de valorizar e vice-versa”, -  Cf. em Gaston Bachelard “Libido e conhecimento objetivo”. In: A formação do Espírito Científico. Ed. Contraponto, 2016,  págs.225-258.

Reproduziremos com a devida  licença aos pesquisadores, trechos que consideramos impactantes de todo o conjunto de considerações a esse tema, conferindo legitimidade no sentido das mobilizações de suas pesquisas na Pedagogia da Educação. O implexo do explanandum  dá oportunidade de ser apreciado sob diversos ângulos, o que fará com a legitimidade do seu sentido (sucesso legítimo) ofereça condições plausíveis de aceitação, capacidade de escutar o próximo, e de perceber  oportunidades -, vistas a partir da aceitação do outro diante dessas reflexões. A vantagem e contribuição dessas reflexões, é porque desmantelando obstáculos no ensino, e oferecendo menos condições de resistência do outro, essas habilidades pedagógicas poderão perdurar.

Cfr. Pág. 15:

“[...]nos sentimos com grande responsabilidade de mudarmos nossas práticas educacionais, de levar em consideração os conhecimentos prévios que os educandos trazem, porém não devemos ficar estagnados, a função é ampliar os conhecimentos, construindo-o com bases sólidas, por meio da superação dos “obstáculos epistemológicos” existentes no ambiente escolar que atingem a relação professor aluno, as práticas de ensino e o cognitivo de ambos. Bachelard defende o reconhecimento de verdades múltiplas que marcam uma cultura e uma sociedade plural. A construção do conhecimento novo exige debate, discussão em relação ao conhecimento comum, não para eliminá-lo, porém para retificá-lo. É a maneira como se lida com o erro como elemento positivo que vai contribuir para a construção do conhecimento, mas, exige mudança de metodologias e estratégias por parte do professor”.

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho digno à evolução Pedagogia e às Ciências Humanas.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient08272020.pdf (235788)