Gestão Escolar

20/08/2020 00:43

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “Gestão Escolar de lavratura das autores (as) Patrícia Aparecida Gonçalves, Angélica Florentino de Oliveira, Carla Maria Fernandes Tuchinski,  Cristiane Frizzera, Eliane Aparecida Rocha da Silva, Gabrielle Luzes Galvão, Kaliandra Silva Tossi, Marinete Miranda da Silva, Renata Fernandes Tuchinski, Roseli Barbosa, Silvana Reifur Morais, e Silvana Salviano dos Santos Neves.

Objetiva o presente oferecer aos seus leitores, a consideração de uma série de observações, que as autoras vêm empreendendo no campo das Ciências da Educação, paladinas profissionais, e pedagogicamente competentes em seu ramo, cuja amplidão acentua-se pela contínua progressão de seus estudos, trazendo aos seus julgamentos novas observações e  frentes de desenvolvimentos, pois trata-se, a pauta,  de Artigo de Revisão de Literatura.

 

Esta, a síntese do estudo:

Considerando a gestão escolar recente, sendo esta acrescida das necessidades e transformações no contexto educacional, na qual se estabelece para acatar as questões atuais procurando sempre aperfeiçoar cidadãos críticos e ativos para a sua inserção na sociedade. Diante desta consideração esse artigo apresentou reflexões sobre as Concepções e Práticas de gestão democrática no contexto da Educação infantil, abordou fundamentos teóricos em torno da gestão escolar. Fazendo um estudo em torno da história da gestão escolar e os fundamentos que a constituem. Delineando as concepções de gestão educacional e como se dá a educação infantil na gestão escolar.

 

Nota do Editor:

O fato de nossas pesquisadoras ter incluído princípios de outras modalidades, como Gestão Democrática e Administração Escolar, ao objeto de estudo que desenvolveram (e vem desenvolvendo), não diminui em nada, o fato de a manifestação e avanço deste tema e problemáticas correlatas promanarem da atmosfera da Educação Infantil e os assuntos relacionados a gestão de seu ensino.

Desta feita, as pesquisadoras na investigação aproveitam as contribuições de cada segmento, procurando com habilidade escapar às limitações específicas de cada uma das tradições sobre o ensino e da ciência.

Em relevo fazemos constar que as acadêmicas objetam a atenção para temas oportunos, pelas condições sociais que suscitam, e que, no entanto, podem (ou ao menos deveriam) ser facilmente compartilhados por outros pesquisadores de outras ciências sensíveis a essas demandas.

 

Congratulamos com as autoras pelo asseio consignado às Ciências Humanas Educacionais.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient08202020.pdf (135435)