Importância da Família no Processo de Aprendizagem da Criança

04/09/2020 22:39

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Importância da Família no Processo de Aprendizagem da Criança"  de lavratura dos (as) autores (as) Andréa Pequeno Limeira, Sônia Fernandes de Oliveira, Zaine de Souza  Oliveira, e Priscila Carla Hauco Toro. Em ordem de apresentação, nossos autores(as) são: Andréa,  Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e Educação Infantil pela Faculdade Futura); Sônia, Graduaada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e educacional pela faculdade Integrada de Várzea Grande – Five; Zaine, Graduada em Matemática pela Universidade do estado de Mato Grosso - Unemat, Pós-graduada em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela faculdade Fetac; e Priscila, Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais e AEE e Sala de recursos Multifuncionais pela faculdade Faveni e a Futura

. Especialista em Banco de Dados (Universidade de Franca – 2001). Tecnólogo em Processamento de Dados (Universidade de Franca – 2000

Objetiva o presente oferecer aos seus leitores, a consideração de uma série de observações, que as autoras vêm empreendendo no campo das Ciências da Educação, paladinas profissionais, e pedagogicamente competentes em seu ramo, cuja amplidão acentua-se pela contínua progressão de seus estudos, trazendo aos seus julgamentos novas observações e  frentes de desenvolvimentos, pois trata-se, a pauta,  de Artigo de Revisão de Literatura.

 

Esta, a síntese do estudo:

Este artigo aborda a importância da família no processo de aprendizagem e tem como objetivo comparar a diferença das famílias de antigamente com as da atualidade e, que consequências às mudanças trouxe e como a afetividade contribui no desenvolvimento dessas famílias, porque as carícias positivas e negativas devem fazer parte da vida das crianças, como ajudar a resgatar esse vínculo familiar que está se perdendo a cada dia esperamos através desta pesquisa poder contribuir com as famílias que não estão conseguindo a manter esse vínculo familiar devido à correria do dia a dia. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica sobre sua aplicação, com autores especialistas no assunto em diversas fontes de consulta tais como artigos científicos, obras, publicações em diferentes meios, incluindo a “Internet”.

 

Nota do Editor:

O corpus da revisão bibliográfica, basilarmente é composto de textos no domínio da investigação em Educação, privilegiando recortes como a relação Família, Escola e Aprendizagem; Educadores e Pais; A família diante das dificuldades escolares dos filhos, bem como estudos que abordam tratamento das questões familiares.

O trabalho a nós proporcionado marca a construção de sentido que confere às relações transindividuais entre família, educadores e launos, mercê da contribuição que oferece no sentido que lhe é atribuído. Há várias modalidades pelas quais há construção desse sentido pela conjunção dos saberes e experiências mais diversas. A questão é complexa, e os enfoques abordados estimularão (bem como exigirão) mais pesquisas concernentes à questão emblemática da Educação.

 Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Sociais e Educação.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient009052020.pdf (168711)