Leitura entre Universitários um Instrumento Necessário: uma Revisão Bibliográfica

07/08/2020 04:38

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Leitura entre Universitários um Instrumento Necessário: uma Revisão Bibliográfica "  de lavratura dos (as) autores (as) Dâmaris Rose Matias Jovano Porangaba, Lenir Vieira Dias, Osineide Gonçalves Primo, e Rubenilza Rodrigues DutraEm ordem de apresentação, os pesquisadores (as) são: Dâmaris, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Pós graduada em psicopedagogia Clínica e Educacional pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande FIVE. Docente na escola Municipal Fernão Dias Paes em Lambari d Oeste - Mato Grosso; Lenir, Graduada em Artes Plásticas pela Universidade UNIC: Universidade de Cuiabá- Pós-Graduada em Educação Interdisciplinar ICE: Instituto Cuiabano de Educação e Docente na Escola Estadual Padre José de Anchieta. Lambari do Oeste Mato Grosso; Osineide, Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná Unopar- Pós Graduada em Educação Especial com Ênfase em Educação Infantil Pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa F E R A; e Rubenilza, Graduada em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso Unemat - Pós graduada em Metodologia do Ensino de História no Processo Educativo-Faculdade de Educação "São Luiz" Mantenedora: Associação Jaboticabalense de Educação e Cultura-Jaboticabal São Paulo-SP. Docente na Escola Estadual padre José de Anchieta no município de Lambari D' Oeste - Mato Grosso

O textuário, aqui, apresentado, fruto do denodo de pesquisa bibliográfica, levado a efeito no campo das Ciências da Educação,  trata-se de Artigo de Revisão de Literatura.

Esta, breve epítome da produção:

O presente estudo tem como objetivo abordar como está o grau de leitura entre universitários, desde que o homem aprendeu a ler esta habilidade progressivamente foi ocupando funções na sua vida pessoal, social e profissional e cada vez mais relevante, tornando-se necessária para o homem dos dias atuais. Desse modo, através dos teóricos é possível ter uma compreensão clara dos fatores que influenciam o ato de ler e relacionar aos principais prismas que norteiam esse processo que envolve a leitura. Portanto, a leitura na universidade é algo que necessita ser pesquisado com mais intensidade, tendo em vista que os universitários não domina totalmente a compreensão daquilo que se lê. Em suma, a leitura na universidade é algo que precisa ser pesquisado com mais intensidade, para que o ensino e a aprendizagem tenham resultados significativos, e tal problema possa ser superado de forma que não se torne uma dificuldade, mas que a universidade forme realmente profissionais aptos a exercer com eficiência seu papel na sociedade.

 

Nota do Editor:

A questão, é doravante, a seguinte, colocada pelos autores(as) in totum corpus investigationis – não exatamente em forma de interrogatória, contudo, debruada devidamente na constituição problematizada, em sentido amplo.

Cfr. Pág. 10.

Conste-se: “[...]À medida que se teve informações de como se deu essa falta, e de como é importante tal ato na vida das pessoas, destacou-se, se a escola tem cumprido ou não sua função de formadora de opinião.[...]”

As importantes consequências, aqui comentadas, especialmente as de ordem educacionais,  psicológicas, sociais e biopsicossociais, rectis oculis intueri constituem-se a preocupação central de nossos pesquisadores(as), por essa razaão, a relação sadia com a leitura fica reservada à mercê àqueles que persistirem no esforço dessa restauração.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcien08072020.pdf (113089)