Ludicidade e Aprendizagem na Educação Infantil

25/08/2020 05:49

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “Ludicidade e Aprendizagem na Educação Infantil"  de lavratura dos (as) autores (as) Manoel Lopes Neto. O autor desta produção é Graduado em letras com habilitação em português e Inglês é Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Futura de São Paulo.

Nota Editorial:

Reportamo-nos às palavras dos(as) autores(as), destacando, no totum corpus investigationis, trechos com notoriedade de suas considerações finais, sobre o lúdico na qualidade de expediente pedagógico. Crf.Pág.16-17. Conste-se:

“[...] pois a criança cria relações entre situações no pensamento e situações reais, e com isso, ela aprende através da atividade lúdica ao encontrar na própria vida, nas pessoas reais, a complementação para as suas necessidades”.

“[...]o educador dessa área deve trabalhar a criança [...] “[...]ser capaz de respeitar e nutrir o interesse da criança, dando-lhe possibilidades para que envolva em seu processo, ou do contrário, perderá a riqueza em que o lúdico representa para ele”.

Os temas predominantes na escultura do trabalho repercutem uns em outros, no que se refere a inovações em processos pedagógicos, perspectivas dantes impensadas acerca do lúdico, a linguagem e a formação do símbolo na criança; ao lado dos resultados esperados, a proposta de investigação nessa linha é uma forma de reação à rigidez de protocolos de ensino que, inadvertidamente, interditam a mais sutil menção de influências que desconhecem.

Sob a rubrica metodológica observa-se três exemplos muito importantes que caracterizam a viabilização da pesquisa, o primeiro pilar, essencial para qualquer estudo é a revisão de literatura adotada com critério, intencionalmente escolhendo os pesquisadores em sintonia com os valores da Ludicidade na Educação Infantil, o segundo é o trabalho de ir a campo e avaliar o cenário para uma seleção acorde com os participantes; e o terceiro, diz respeito ao instrumento utilizado para aferir os dados, e então examiná-los a luz dos conceitos-chaves e arcabouços já contemplados, mutatis mutandi, às reações e respostas percebidas ao ineditismo do contexto. Esses três elementos estruturam os aspectos chaves de como o autor veio a compreender o objeto de seu intento.

Esta, a síntese do estudo:

A ludicidade valoriza o desenvolvimento sensorial e mental da criança através dos jogos e brincadeiras, que são recursos educativos especiais utilizados de acordo com a faixa etária pelo educador, que se propõe dentro do projeto político pedagógico da escola, preparando o aluno para os anos subsequentes. Nesse contexto, buscou-se conhecer como o lúdico influencia na aprendizagem da criança na educação infantil, e como objetivos específicos: identificar as práticas de ludicidade junto aos educadores, identificar como o professor trabalha o lúdico e sua influência na aprendizagem; e verificar como o professor trabalha o lúdico, sua influência na aprendizagem e verificar o lúdico como uma metodologia de ensino. A pesquisa foi fundamentada em estudos bibliográficos em autores como Almeida (1987), Kishimoto (2010) e Bernabeu (2012). A pesquisa de campo tem como sujeitos: quatro professoras. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a aplicação de questionário. Assim, no resultado da pesquisa, percebeu-se que a ludicidade tem ganhado espaço significativo na relação ensino e aprendizagem e que aliada ao desenvolvimento da criança, ela consegue dar um novo sentido educativo ao processo, deixando o aprendizado das crianças mais significativo e prazeroso.

Congratulamos com os autores (as) pela assertividade e firmeza em seus escritos prendado às Ciências da Educação.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0824020.pdf (194260)