Metodologias Ativas na Gestão Escolar e a Importância da Afetividade nesta Relação

18/12/2020 18:25

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Metodologias Ativas na Gestão Escolar e a Importância  da Afetividade nesta Relação   de lavratura dos (as) autores(as) Regina Helena Franco de Oliveira, Elaine Franco de Oliveira Franco, Elisângela Oliveira de Carvalho da Silva . Em ordem de apresentação, Regina, Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras. Pela Universidade Do Estado de Mato Grosso -UNEMAT, (2003). Pós Graduação-Especialização em Psicopedagogia -FITS-Tangará da Serra (2006). Atualmente é Professora e integradora na Escola Estadual “14 de Fevereiro “-Pontes e Lacerda-MT; Elaine, Possui graduação em Pedagogia com graduação no magistério, pela faculdade de Educação de Mato Grosso - UNEMAT (2005). Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica Institucional, em Pontes E Lacerda (2005), pela Ceker Daculdades- SC e Pós graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, pela UFMT (2015). Aposentada por tempo de serviço e atualmente professora concursada pelo município e professora na Escola Estadual 14 de Fevereiro- Pontes e Lacerda-MT;  Elisângela,  Possui graduação em Pedagogia UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso - 2011) e Letras/Espanhol UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso - 2018) Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com Ênfase em Educação Inclusiva pela FAMA (Faculdade da Amazônia- 2010) Atualmente é Professora no município de Pontes e Lacerda-MT

Esta, a síntese do estudo

Hoje em dia, é muito necessário pensar a escola e suas funções sociais, pois as dinâmicas sociais existentes na escola são essenciais para compreender a composição da sociedade, e é eficaz na concretização do desenvolvimento global da humanidade. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se o método comparativo de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Concluiu-se a importância de ter uma gestão de excelência adotando uma postura de parceria em busca de solução e não apenas de cobranças para obter resultados, uma gestão democrática pautada na metodologia ativa na comunidade escolar e nos processos decisórios da instituição. A BNCC tem um papel importante neste processo, pois as escolas precisarão contar com planejamento de aula, metodologia e práticas pedagógicas com intenções bem definidas do trabalho que será desenvolvido. O trabalho aqui apresentado foi baseado numa pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores e pesquisadores como Lück (2009), Dalmas (1994), Honorato (20018), Albuquerque (2015), entre outros. Percebe-se que as dificuldades são muitas e que é necessária a busca de estratégias e quem sabe uma política pública que viesse a somar com as escolas e seu papel educacional.

 

B.N:

Cfr. pág. 3 - citação

“A gestão escolar é um dos campos de atuação da educação profissional que visa planejar, organizar, conduzir, dirigir, mediar, coordenar, acompanhar e avaliar os processos necessários à implementação das ações educativas. (SOUSA, FERREIRA & CORREIA, 2015, p. 5)".

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciência Social; Educação; Focos de estudo na dimensão de Gestão Escolar, e exame do documento Base Nacional Comum Curricular -  referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil – na prática pedagógica.  

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0012222020.pdf (129065)