Introdução a programação plsql: uma pesquisa bibliográfica com relato de experiência por meio da plataforma Oracle

06/08/2020 04:36

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “Introdução a programação plsql: uma pesquisa bibliográfica com relato de experiência por meio da plataforma Oracle",  de lavratura dos autores-pesquisadores Miguel Marcelo Nascimento Franco,  e Prof. Luciano Bergamo.  

Reportamo-nos a alguns grifos dos autores, a guisa de nota introdutória:

Pág.3. Conste-se:

“Para discorrer sobre o tema, é importante também conceituar estrutura de bloco que podem ser entendidas como essenciais para as instruções PL/SQL. A necessidade de compreender e aprender sobre o tema por parte de uma grande parcela de desenvolvedores, maior ênfase aos temas relacionados. De certo compreensível, posto que, nos dias atuais, não só a relevância como a atualidade dos estudos e acervos sobre o tema proposto povoa o universo das atenções ligadas as relações entre analistas e desenvolvedores.

Portanto, não se torna fácil explicar o que é o PL/SQL, mas segundo o livro de Prince (2009, p.368) costuma-se conceituá-la como “[...] permite escrever programas que contêm instruções SQL”. Assim, em suas definições, o termo PL tem uma larga abrangência do ponto de vista conceitual”.

 

Eis a síntese do estudo:

Este artigo trata acerca de um estudo de introdução a programação PL/SQL uma pesquisa bibliográfica com relato de experiência por meio da plataforma Oracle, cujo objetivo consiste em explicar de uma maneira simples e de fácil entendimento o conceito básico de PL/SQL no âmbito profissional, principalmente, em conformidade e com base no livro escrito por Jason Prince, Oracle Database 11g SQL Domine SQL e PL/SQL no banco de dados Oracle. A motivação para esse assunto deu-se pela a relevância de ser ter o conhecimento e o interesse despertado sobre o assunto. Para tanto, o procedimento metodológico caracterizou-se por uma revisão bibliográfica à luz do referencial citado, foram realizadas pesquisas em sites confiáveis de profissionais certificados. E o resultado destas pesquisas é o entendimento sobre o tema em questão como agir e realizar algo não por não conhecer e sim pelo o conhecer. Realmente ver como a introdução a linguagem nos torna um profissional melhor e preparado para exercer o cargo que lhe é confiado.

 

Nota do Editor:

Agradecemos a(os) autores (as) pelo uso de sólido referencial teórico, extraído de textos de livros, conjugado às aquisições da análise de sites com profissionais devidamente certificados na área. O artigo do ponto de vista metodológico satisfaz as exigências de rigor concernentes às Ciências da Computação, Engenharia e Sistemas de Informação, que são precedentes ao campo de observação de seus focos, autorizando, desta feita, as conclusões comentadas sobre o tema da linguagem de programação procedural, aqui demonstrada e explicitada conceitualmente.

Bem-haja a(os) autores(as) que oficiaram este trabalho acadêmico, a nós proporcionado.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0880662020.pdf (168281)