O Ensino da Música como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil

16/11/2020 22:21

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “O Ensino da Música como Instrumento de  Aprendizagem na Educação Infantil”  de lavratura dos (as) autores(as) Arci Rezende Pereira Rosa, e Lázara Aparecida Garcia de Souza. Em ordem de apresentação, os pesquisadores são: Arci, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT, Pós-Graduado pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE. Professor do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres MT. Gestor escolar desde 2015. Mestrando em Ciência da Educação-pelo Programa de Pesquisadores da IPE- em parceria com Absoulute Christian University-Flórida-EUA; e Lázara, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT, Pós-Graduada pela Universidade Iguaçu-UNIG. Professora do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres MT - Atua na Educação Infantil. Mestranda em Ciência da Educação pelo Programa de Pesquisadores da IPE- em parceria com Absoulute Christian University-Flórida-EUA. O referido manuscrito, trata-se de artigo de revisão de literatura na área da Educação, Educação Infantil e afluentes de Ciências Musicais.

Esta, a síntese do estudo:

O presente estudo destaca a contribuição da música na educação infantil como instrumento de alfabetização. Pois a música, ela não precisa ser explicada, ela tem um fim em si mesma. Há muito tempo a música desperta a imaginação das pessoas, sendo nas expressões e na linguagem. É utilizada como didática no ensino, e o desenvolvimento das crianças através da música, é algo muito importante para educação nos dias de hoje. E teve como objetivo mostrar a contribuição da música no desenvolvimento do ensino na educação infantil, como instrumento motivador das aulas em prol da aprendizagem. A metodologia se desenvolveu por meio de levantamento bibliográfico. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que as crianças têm necessidade de contato com música desde cedo, pois, através da música pode-se desenvolver a aprendizagem cognitiva e corporal da criança. Destaca-se também a música como processo de socialização. Nesse sentido, a música é benéfica em outras áreas também, quando trabalhada com objetivos claros. Nessas condições, convém fazer uma reflexão sobre o ensino da música nos primeiros anos de aprendizagem, porque nessa fase é propício que a criança comece a entender o que a linguagem musical oferece.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciência da Educação, aos sistemas de ensino na Ed. Infantil e novas explorações de aprendizagem advindas com a abertura às influências da Música.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0011172020.pdf (173810)