Um Estudo das Concepções, Interesses, Tensões e Conflitos do Processo Formativo dos Gestores Escolares no Programa Formação de Formadores em Escolas Estaduais de Rondônia

21/12/2020 20:24

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Um Estudo das Concepções, Interesses, Tensões e Conflitos do Processo Formativo dos Gestores Escolares no Programa Formação de Formadores em Escolas Estaduais de Rondônia ”  de lavratura dos (as) autores(as) Maristela Wiltrudes Martins. Em ordem de apresentação, Maristela, Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Cacoal - UNESC, (1999). Pós Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Religioso Escolar pela UPF (Universidade de Passo Fundo - 2003). Atualmente é Professora Formadora do Programa de Tutoria Pedagógica Educacional - SEDUC - RO. Tem experiência na área de formação de Professores de Ensino Religioso e de Gestores Educacionais e atua também como Técnica no Setor Pedagógico da Coordenadoria Regional de Educação de Ariquemes - RO.

 

Esta, a síntese do estudo

A proposta deste trabalho é analisar as concepções, interesses, tensões e conflitos do processo formativo dos gestores escolares no Programa Formação de Formadores em escolas estaduais de Rondônia-Brasil, para tal se levantou os conceitos de formação continuada e em serviço, como também os outros aspectos da investigação, tanto de fontes bibliográficas e documentais quanto da pesquisa de campo junto aos atores envolvidos. A partir desses dados, constatou-se resultados importantes que animam a implementação do Programa de formação bem como indicar sugestões para o aprimoramento de políticas públicas para formação em serviço na rede estadual.

 

B.N:

A presente, trata-se de Artigo Científico Original do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do Programa de Formação de Pesquisadores em Educação – 2020

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o exame em profundidade do espectro da  Ciência da Educação, e como correlato Gestão Educacional, focando nos  segmentos de Formação de Pesquisadores, Gestores Escolares. A experimentação com novas formas de gestar as instituições quanto aos seus programas formativos, ponderando equilíbrio entre interesses é um ato essencial para a abertura de novos futuros alternativos possíveis.  O projeto analisa formas de processos deliberativos para resolução de conflitos, e modos alternativos de preparar, qualificar os docentes mais experientes e incorporar os recém-chegados.

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0012252020.pdf (332045)