A Importância da Inclusão da Libras no Contexto Escolar

01/11/2020 00:21

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Importância da Inclusão da Libras no Contexto Escolar "  de lavratura dos (as) autores (as) Adriane Silva de Abreu Oliveira, Cristiana Silva de Abreu, Devail Aparecida da Silva, Jucilene Serrão da Silva, Neuzenir Silva de Abreu Oliveira, Rafael de Abreu Lopes, Santino de Oliveira

Esta, a síntese do estudo:

Essa pesquisa trata-se da inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) dentro do contexto escolar visto que, é de muita relevância que as escolas estejam preparada para receber a comunidade surdas para oferecimento do aprendizado a esses indivíduos. Para que haja uma educação de qualidade vale ressaltar que a formação do docente em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é muito importante para a transmissão do conhecimento para esses alunos surdos. Pois uma educação de qualidade e pode contribuir significativamente na inclusão dos educandos, e possibilitar uma prática   para o desenvolvimento da cidadania plena. A pesquisa foi aplicada por meio de abordagem qualitativa, recurso este que contribuiu para nortear as hipóteses levantadas inicialmente. A pesquisa evidenciou que as escolas não estão preparada para atender as necessidades da comunidade surda, devido à pouca qualificações dos docentes e a falta de material pedagógico direcionado a este público em particular. Esse trabalho poderá prosseguir, visando as prováveis averiguações propondo uma orientação mais crucial em relação ao tema pesquisado pois foi mostrado que a pesquisa relatou só algumas dúvidas que se converteram em problemas, e tornaram-se em respostas, e a partir das mesmas podem se tornar objetos de outros estudos, já que o conhecimento não é progressivo. Diante do exposto nos permite concluir que existem desafios a superar uma vez que, professores, escolas estão em posições privilegiados de ensinar e construir para uma consciência que resulte para uma cidadania de fato, e evidentemente contribuir para uma sociedade mais igualitária.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências da Educação; pela sugestão de campos de diálogos, critérios de avaliação e escalas de qualidade à Educação Especial.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0011022020.pdf (169644)